segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto ComunicArte é aprovado em seleção pública da Petrobras


O Projeto ComunicArte, vinculado à Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, foi aprovado na seleção pública regional Integração Petrobras Comunidades (IPC) realizada em 2013, que escolheu 12 projetos da área de influência do Comperj para conceder patrocínio. Moderno em sua concepção, reconhece o ambiente escolar como o espaço ideal para exercitar e ampliar a capacidade de reflexão, expressão e comunicação dos indivíduos, preparando-os para o convívio social e para a elaboração e implementação de projetos colaborativos de mudanças sociais tão necessárias para enfrentamento dos obstáculos ao desenvolvimento equilibrado e duradouro de Rio Bonito.

Em parceria com o Ponto de Cultura Núcleo de Exibição Itinerante de Rio Bonito, o projeto utilizará recursos socioeducativos, com foco em audiovisual, aproveitando o grande interesse dos estudantes por novas tecnologias e pela exposição e compartilhamento de suas imagens e ideias, alinhados aos princípios da "educomunicação" e "arte-educação", como ferramentas pedagógicas. A intenção é despertar, no ambiente escolar, a consciência da ligação entre sentimento, racionalidade, tecnologia e estética; provocar a reflexão sobre o conteúdo de ações comunicativas, principalmente sobre a imagem que crianças e adolescentes têm de si e do mundo que os cerca, de modo a torná-los capazes de exercer o convívio social e, ao mesmo tempo, serem protagonistas de suas próprias histórias. 

Alinhado aos Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto atenderá estudantes com idade entre 11 e 18 anos, matriculados regularmente em duas escolas públicas da cidade de Rio Bonito, uma em área rural e outra em área urbana. Os professores das instituições selecionadas também serão atendidos. As iniciativas desenvolvidas pelo Projeto ComunicArte visam aumentar o rendimento dos alunos, além de apoiar e incrementar o trabalho dos educadores, potencializando, assim, as práticas educativas de uma forma geral.

 O Projeto ComunicArte tem, ainda, a missão de contribuir com o papel fundamental que a educação desempenha na promoção e na preservação das expressões culturais, e também para auxiliar a superar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo modelo escolar atual no que diz respeito à formação plena do ser humano e os limites que impedem a garantia de um bom resultado. 

 A Sociedade Musical e Dramática Riobonitense é uma instituição centenária, de utilidade pública, fundada em 1º de abril de 1905, dedicada à preservação e divulgação das artes integradas, principalmente, as voltadas para as ações socioeducativas. 

 *Por Patrícia Custódio

Contatos:
Coordenação do Projeto: Renata Mansour

Tel: 21 99505-1855   |   Email: projetocomunicarte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário